5 passeios para fazer em Itabira-MG

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Itabira é uma cidade localizada na região Centro-leste de Minas Gerais, e é conhecida como a “Cidade do Ferro” por ser o local de origem da Companhia Vale do Rio Doce. Outra alcunha que a cidade recebeu foi a de “Cidade da Poesia”, pois é onde nasceu Carlos Drummond de Andrade.

Localizada a pouco mais  de 100km de Belo Horizonte, Itabira possui cerca de 110 mil habitantes e reúne diversas características que a tornam uma opção muito atrativa tanto para moradores quanto para turistas: boa situação econômica, um vasto patrimônio cultural e muitas belezas naturais.

Neste artigo veremos 5 passeios imperdíveis que você pode fazer em Itabira. Confira!

1. Parque Municipal da Água Santa

Em meio ao centro de Itabira está o Parque Municipal da Água Santa, um parque que possui 12.000 m² de área verde. É dentro desse parque que está o Poço da Água Santa, famoso por águas quentes que brotam de falhas geológicas de grandes profundidades e que, segundo os moradores locais, possuem propriedades medicinais.

2. Memorial Carlos Drummond de Andrade

O objetivo do Memorial Carlos Drummond de Andrade é manter viva a memória do grande poeta, contista e cronista brasileiro. Para muitos, Drummond é considerado o poeta brasileiro mais influente do século XX.

Projetado por Oscar Niemeyer, o memorial destaca-se pela sua bela forma e pelo acervo que guarda — incluindo obras de Drummond e vários objetos pessoais, como sua máquina de escrever e algumas correspondências.

3. Caminhos Drummondianos

Reforçando a importância de Carlos Drummond de Andrade para a cidade de Itabira, outro passeio imperdível é pelos Caminhos Drummondianos. Trata-se de uma espécie de museu ao céu aberto que foi criado em 1997 para destacar os poemas do autor.

São 44 placas-poema de Carlos Drummond de Andrade espalhados por diversos pontos da cidade. É possível se deparar com alguns deles ao caminhar por Itabira ou então realizar um percurso guiado por monitores que podem contar melhor sobre as obras – além da possibilidade de acompanhamento por artistas locais que proclamam os poemas ao longo do caminho.

4. Ipoema

O contato com a natureza também faz parte da vida em Itabira. Ipoema é um distrito da cidade muito conhecido pelas suas belezas naturais e a prática de esportes radicais – como escalada, rapel, trekking e mountain bike.

Neste distrito estão localizadas diversas atrações ao ar livre: Cachoeira Alta, Mata do Limoeiro, Pedra da Igreja, Serra do Bicudo e o Museu do Tropeiro (falar sobre o museu), além do Parque Municipal do Campestre. São várias alternativas para quem gosta de passar um tempo em meio às árvores, cachoeiras e animais.

5. Serra dos Alves

Ir à Serra dos Alves é outro passeio imperdível para se fazer em Itabira. O local está situado a cerca de 45km da sede da cidade e reúne vários atrativos naturais que encantam a todos os visitantes – incluindo grandes montanhas, rios e cachoeiras.

Além disso, o pequeno povoado é composto de poucas casas organizadas em torno de uma capela e possui ruas de terra batida. Ou seja, é um lugar muito charmoso e tranquilo que resgata toda a simplicidade da vida no interior e proporciona momentos de descanso para os seus visitantes.

Você conhecia esses 5 passeios imperdíveis para fazer em Itabira? Já teve a oportunidade de conferir algum deles? E qual deles você deseja fazer primeiro? Deixe o seu comentário

 

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção