7 dicas para evitar furtos de material durante a construção

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Furtos no canteiro de obras é algo que pode realmente acontecer em qualquer lugar e a falta de material é algo que pode atrasar o prazo de entrega da obra, aliás é um dos principais fatores. O local da construção é um grande atrativo para ladrões, pois lá encontram diversos materiais de alto valor como mármore, azulejos, placas de elevadores e outros que fazem muita falta e precisam ser repostos aumentando os custos da obra.

E o que fazer para evitar que esse tipo de situação ocorra? A segurança no canteiro é um dos pontos mais discutidos na construção civil e ainda é possível encontrar diversas situações como essa espalhadas pelo país.

Para ajudá-lo nessa importante missão, listamos abaixo algumas soluções que, quando unidas, podem reduzir a frequência desse tipo de problema.

1. Tenha uma equipe confiável

É preciso ter a consciência de que nem sempre os furtos são de pessoas de fora. Dentro da própria equipe pode existir alguém que faça parte do esquema de roubo e já se candidatou ao trabalho com esse propósito. Ele passa a ser uma porta de entrada para outros ladrões no canteiro de obras.

Para evitar essa situação constrangedora, o ideal é procurar primeiro por um mestre de obras e pedir indicações de trabalhadores que já tenham feito parte da equipe e em quem possa confiar. Os profissionais que trabalham com você não devem ser apenas produtivos, mas também íntegros.

2. Invista em tecnologia

A tecnologia é sempre um importante aliado quando o assunto é segurança. Espalhar câmeras pelo canteiro de obras é uma ótima maneira de inibir os bandidos e também de monitorar o local 24 horas por dia. Elas devem estar conectadas com um computador para que as imagens fiquem gravadas e possam servir de provas para a polícia em caso de furtos.

É interessante também contratar uma pessoa para ficar observando as imagens de dia e de noite. Assim, qualquer situação incomum poderá ser detectada rapidamente e, muitas vezes, prevenida.

3. Maior segurança no almoxarifado

O almoxarifado costuma ser o local preferido dos ladrões, afinal de contas, é lá que está o estoque dos materiais, muitas vezes ainda embalados, o que facilita o furto. Esse é um local que precisa de total atenção e por guardar itens de valor, será necessário maior investimento.

Em primeiro lugar, tenha atenção na hora de escolher o local no qual guardará os materiais. Quanto mais distante dos locais externos melhor, isso dificulta a entrada e também facilita a identificação de alguém antes que entre no almoxarifado. Ter bastante iluminação do local é muito importante, pois ajuda a inibir os ladrões e facilita o trabalho do segurança noturno que também será necessário.

Quer mais uma alternativa? Você pode alugar um espaço vizinho e assim dificultar a ação de bandidos, especialmente se o furto pode vir de alguém que trabalha na obra. Deixar os materiais de maior valor em outro local aumenta a segurança.

4. Faça um seguro

Prevenir é sempre a melhor opção e, nesse caso, fazer um seguro pode ser a solução para os seus problemas e deixá-lo mais tranquilo. Não é necessariamente uma maneira de evitar que o furto ocorra, mas traz um certo conforto financeiro, já que, caso ocorra a perda do material, você será ressarcido. Muitas empresas costumam fazer apólices para cobrir os riscos próprios de um projeto de construção civil, inclusive o furto.

Há vários outros motivos pelos quais você deve se garantir. Por exemplo, pode haver algum tipo de dano aos imóveis mais próximos, risco de desabamento — especialmente se você não tem um engenheiro à frente do canteiro — e também há o seguro apenas para os casos de furtos. Porém, nessa situação a empresa de seguro pode exigir algumas coisas como a guarda dos materiais e equipamentos em um local fechado e que sejam cobertos para evitar danos.

5. Aposte em maior controle

É muito importante saber quem são as pessoas que entram e saem todos os dias do canteiro de obras. Ter todos os dados delas devidamente registrados é essencial não apenas para os casos de problemas com furtos de materiais, mas por diversos motivos legais.

Saber que o lugar tem esse controle evita problemas do tipo e também consegue inibir os bandidos. Uma ótima maneira de fazer isso é contratando um vigia, e solicitar que todas as entradas e saídas sejam registradas em um controle permanentemente atualizado.

6. Contrate vigilantes capacitados

Dar o trabalho de vigia para um familiar ou amigo que está precisando é um atitude nobre, mas o problema é que em situação de furto, essa pessoa não tem o treinamento necessário e não saberá o que fazer no momento. Por isso, nesse caso, é importante contratar pessoas que são realmente profissionais e que tiveram cursos para exercer a função.

Ela saberá tomar as providências cabíveis e já sabe exatamente o que fazer caso perceba algum tipo de movimento fora do comum dentro do canteiro de obras. Além de contratar alguém competente, contrate alguém de confiança, de preferência que seja por intermédio de uma equipe de segurança. Normalmente, essas pessoas permaneceram na equipe porque são confiáveis e fazem um bom trabalho.

7. Cubra o canteiro o máximo que puder

Uma das formas de evitar o furto de material durante a construção é impedindo que o campo de visão do que há dentro do canteiro possa chegar aos olhos de todos. Afinal de contas, como se pode roubar algo que não se pode ver? Nenhum bandido se arriscará a entrar numa propriedade particular sem a certeza de que ali há realmente algo que valha a pena.

Portanto, providencie os tradicionais tapumes para evitar que as pessoas que transitam na calçada possam ver o que há na parte de dentro.

Tem alguém amigo que está construindo? Então compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção