Como ampliar um espaço pequeno com 6 dicas de decoração

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Morar em casas e apartamentos com espaços cada vez mais reduzidos é uma tendência na atualidade. O alto valor do metro quadrado, especialmente em cidades de grande porte, faz com que as pessoas busquem imóveis menores, com preços mais em conta.

Morar em um imóvel de menor porte não significa que você precisa abrir mão de uma decoração do jeito que sempre sonhou. Algumas dicas podem ajudar a entender como ampliar um espaço pequeno, fazendo com ele pareça maior do que realmente é e valorizando o que é de interesse.

Neste post, mostraremos 6 dicas sobre a importância de uma boa decoração para aumentar ambientes pequenos e fazer com que eles sejam mais bem aproveitados, tornando-os charmosos e confortáveis. Se você se interessa pelo tema, siga conosco!

As 6 dicas infalíveis sobre como ampliar um espaço pequeno

A redução na metragem dos imóveis é comprovada e já virou estatística. Estudo realizado pelo Sindicato da Habitação de São Paulo mostra que a procura por compactos tem crescido consideravelmente.

Desde 2007, a área média dos imóveis diminuiu 30%, caindo de 102,3 metros quadrados para 71,58 metros quadrados.

E a tendência se repete em diversas outras cidades do país. Ainda bem que é possível fazer a sua casa ou apartamento parecer maior do que realmente é, aproveitando todos os espaços disponíveis com ideias inteligentes. Confira a seguir!

1. Escolha cores claras e neutras

As cores claras dão a sensação de amplitude e isso, sem dúvida, deixará o ambiente em questão maior. Assim, use e abuse delas. As cores mais escuras podem ser usadas em móveis ou objetos, fazendo uma mistura de cores. Outra estratégia é deixar a cor mais viva para uma parede, que se destacará em relação às outras.

Mas se a ideia for realmente ampliar ao máximo o espaço, opte por cores claras até mesmo nos móveis.
Toda a paleta de cores deve ser pensada para o imóvel em questão. Não é preciso usar sempre a mesma cor, de forma monocromática. Opte por derivações dessa cor base. Tons suaves como um todo aumentarão o espaço.

A pintura de paredes e tetos em uma mesma cor também ampliará visualmente a divisão, fazendo os cômodos parecerem maiores. Acabamentos com brilho refletem ainda mais a luz, ampliando esse efeito.

2. Valorize a luz natural

Lembre-se que a luz natural também é uma grande aliada — e valorizá-la é uma ótima dica de como ampliar um espaço pequeno. Quando for possível, evite até mesmo colocar cortinas em janelas.

Caso elas sejam realmente necessárias, use as de cores claras e que não demonstram muito peso, podendo ser até transparentes quando a situação permitir. Paredes e portas podem ser retiradas para valorizar a entrada de luz.

Uma alternativa para contrapor espaços com pouca iluminação natural é planejar iluminação artificial, com lâmpadas focadas no teto, por exemplo, ou voltadas para as paredes.

3. Adote espelhos estratégicos

Talvez a melhor dica para ampliar o espaço de uma propriedade pequena seja usar espelhos. Eles têm a capacidade de aumentar um espaço, dando profundidade. Eles podem ser usados tanto em objetos que fazem parte da decoração quanto em móveis, paredes e tetos.

Os espelhos podem fazer o espaço parecer ter até o dobro do tamanho real. Eles podem ser pendurados, pousados no chão e em diferentes posições (horizontal ou vertical). De todas as formas eles ampliarão o espaço.

4. Elimine objetos desnecessários e pense na circulação

Acumular objetos vai, sem dúvidas, tornar o espaço pesado e, claro, menor. Por isso, todos os recursos para decorar a casa devem estar em harmonia, combinando cores e posicionamentos.

Uma dica é eliminar todos os objetos que não combinam com a divisão, com a decoração e que não são úteis. Toda a decoração precisa ser composta por objetos que serão usados em algum momento e que otimizem o espaço. Caso contrário, descarte-os.

Mantê-los bem organizados também é fundamental. Locais bagunçados passam a impressão de que o ambiente é pouco arejado.

Além disso, ao eliminar esse excesso de decoração, será criada uma facilidade de circulação, fator que deve ser tratado como uma prioridade em pequenos espaços.

Imagine andar e trombar em móveis? O correto é deixar ao menos 60 centímetros de espaço para essa circulação. Coloque o mobiliário longe das portas e dos corredores.

Se precisar escolher entre pequenas quantidades de grandes móveis e grandes quantidades de peças pequenas, opte pela primeira opção. Como pontuamos anteriormente, o acúmulo de pequenas peças passa a sensação de desordem, enquanto o seu objetivo é fazer a propriedade ser calma e arejada.

5. Opte por objetos transparentes

Objetos de vidro ou acrílico transparente deixam o espaço com menos informação, tornando-o mais claro e limpo. Eles ainda alongam qualquer zona, pois refletem a luz do próprio ambiente.

A transparência pode ser usada no tampo de uma mesa, bem como em portas, armários e estantes — e está dentro das tendências de decoração.

6. Pense em móveis multiúso

Além de móveis de maior tamanho, é importante que eles tenham diferentes funções dentro da casa.
Sofás que se transformam em camas podem substituir o quarto de hóspedes e transformá-lo em escritório, por exemplo. Mesas laterais que podem ser ampliadas e usadas como mesas de jantar podem dar maior amplitude para a sala.

Dividir as salas com estantes pode ser melhor que com uma parede, por exemplo. Utilizar aquele pedaço inútil debaixo da escada para acomodar uma prateleira ou gaveta também pode ser interessante.

Cadeiras sem braço, mesas baixas e pufes ajudam a otimizar o espaço da sala ou do quarto. Objetos de decoração devem ficar próximos às paredes. Móveis com bases abertas podem dar um “respiro” ao ambiente. Já a mobília estofada deve ter tons neutros e lisos.

Ao considerar algumas dicas, é possível planejar uma boa decoração que faça com que ambientes de pouca metragem pareçam maiores e se transformem, sem grandes dificuldades, em locais arejados e com espaços bem pensados.

Agora que você já conferiu alguns toques de decoração que ensinam como ampliar um espaço pequeno, siga nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção