Como comprar um lote com segurança? 5 dicas para não errar

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Saber como comprar um lote com segurança é muito importante para filtrar as boas opções e ter mais eficácia na hora de procurá-las. Esse tipo de cuidado também traz tranquilidade para que você possa investir seu dinheiro em um bom local, que não cause problemas futuros.

Para tanto, é preciso tomar algumas precauções. Muitas delas parecem óbvias, mas quando determinado lote é ofertado a um preço abaixo do praticado pelo mercado, a demanda aumenta, sendo comum fazer a compra “no impulso” para não perder o negócio.

Pensando nisso, mostraremos 5 dicas para comprar um lote com segurança, reduzindo as chances de ocorrer algum problema. Continue a leitura!

1. Verifique as informações e os documentos

A primeira dica sobre como comprar um lote com segurança é analisar todas as informações sobre o empreendimento e os documentos do terreno. Isso é fundamental para saber se está tudo em ordem e não há nenhuma pendência — os conhecidos ônus do imóvel. Você pode exigir:

  • Certidão Negativa de Débitos (CND);
  • documentos pessoais do vendedor, caso seja pessoa física (como CPF, RG, certidão de casamento);
  • Certidão de Propriedade do Imóvel atualizada;
  • histórico do terreno;
  • carnê de IPTU;
  • matrícula no Cartório de Registros de Imóveis.

Tudo isso serve para verificar se o vendedor é realmente proprietário do terreno ou tem uma procuração e se não há nenhuma dívida ou mesmo alguma pendência judicial que tenha sido averbada na matrícula, como uma penhora.

Não esqueça de que você também deve apresentar alguns documentos exigidos para garantir a compra. Portanto, já providencie:

  • cópias autenticadas do RG e CPF;
  • certidão de nascimento atualizada ou, para os casados, certidão de casamento atualizada;
  • comprovante de residência atual (geralmente, recomenda-se dos últimos três meses, pelo menos);
  • comprovante de renda (carteira de trabalho, recibos de pagamento, declaração do Imposto de Renda etc.).

Outros documentos podem ser exigidos por quem está negociando o lote, como comprovante do fiador e do cônjuge. Então, é bom saber dessas questões com antecedência para conseguir providenciar tudo a tempo.

2. Visite o local

Pode parecer óbvio, mas visitar o lote é muito importante para que você feche negócio em segurança. Muitas pessoas costumam confiar somente na publicidade feita sobre o terreno e nas fotos tiradas pelo proprietário.

Mas lembre-se de que o vendedor sempre vai tentar valorizar sua propriedade, por isso as imagens são obtidas do melhor ângulo e podem esconder imperfeições. É claro que empresas confiáveis não omitirão nenhuma informação a respeito do local, mas a visita é fundamental ainda assim.

Tomando essa iniciativa, você vai saber exatamente a localização do terreno e como ele está posicionado em relação aos outros lotes. Além disso, será possível conhecer a região e verificar como é a infraestrutura de ruas, iluminação e segurança, além de observar a demarcação dos lotes.

Não deixe de visitar o local antes de comprar um lote. Alguns detalhes podem fazer com que você mude de ideia tanto para desistir da compra quanto para bater o martelo — e eles geralmente não podem ser vistos em fotos ou na publicidade.

3. Analise o histórico da empresa responsável pelo loteamento

Além de conhecer o lote em si, você deve saber como é o loteamento. Um procedimento essencial para fechar a compra com segurança é analisar o histórico da empresa responsável por ele: veja os outros empreendimentos, se há alguma reclamação dos moradores, como é a infraestrutura e se tudo foi feito dentro do prazo.

Isso é importante para ter ciência de algum problema com projetos anteriores e da maneira como a empresa se portou. Assim, você pode mudar seu planejamento e analisar se o valor pago pelo local realmente compensará o risco.

Companhias com pouca experiência ou má reputação podem não entregar o prometido com o loteamento ou mesmo omitir alguns defeitos da própria estrutura, como falta de ruas de acesso, disposição errônea dos lotes e demarcações equivocadas.

4. Confira o registro do lote

Depois de analisar o histórico da empresa responsável, o próximo passo para comprar um lote com segurança é conferir o registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Isso também é imprescindível para saber se toda a área está de acordo com a legislação e tem todos os requisitos necessários.

O registro é tão importante que a Lei do Parcelamento do Solo Urbano — Lei n.º 6.766 de 1979 — considera crime contra a Administração Pública a venda de lote em área ou desmembramento que não conste no Registro de Imóveis.

Também é possível verificar a regularidade do loteamento junto aos órgãos ambientais, para saber se as regras dessa área foram cumpridas. Tenha em vista que, quando há alguma irregularidade, pode ocorrer até a desapropriação (como nas construções em Área de Preservação Permanente).

5. Consulte o Creci

Para comprar um lote com segurança, também é essencial consultar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Verifique se a empresa que está negociando o terreno tem profissionais cadastrados no órgão.

Esse cuidado garante que quem está participando da negociação tenha a devida experiência e conhecimento sobre a área. Assim, é possível contar com um profissional capaz de conferir documentos, prestar informações e ajudar em todos os procedimentos necessários no momento de comprar um lote.

Infelizmente, é comum que haja alguma burocracia nessa hora. Afinal, são necessários vários registros e papéis para garantir que o lote é regular, tendo a infraestrutura necessária para uma construção e vias de acesso que estejam de acordo com as regras do município etc.

Portanto, contando com profissionais capacitados, todo o procedimento se tornará mais eficaz e seguro. Isso porque eles saberão onde encontrar os registros necessários, além de conseguirem resolver qualquer problema que possa aparecer durante a negociação.

Conhecendo as nossas 5 dicas sobre como comprar um lote com segurança, você poderá procurar por opções de qualidade e saber se realmente está fazendo um bom negócio. Não se esqueça de que é fundamental priorizar empreendimentos de empresas experientes no mercado e com boa reputação, como a IMG.

Depois de ler este conteúdo, você ficou interessado em comprar um lote? Então, entre em contato conosco para conhecer todas as nossas opções!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção