Conheça os principais tipos de pisos indicados para sua casa

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Quem está pensando em construir uma casa para sair do aluguel deve começar a pesquisar as etapas de uma obra. Uma delas é a escolha entre tantos tipos de pisos para os ambientes da casa, que além de conferirem qualidade de revestimento, ainda devem harmonizar com a decoração e combinar com a temperatura de cada cômodo.

Antes de começar a sua pesquisa, o indicado é estipular uma média flexível de valor que poderá ser gasto nos pisos da casa. Assim, além de ir no tipo certo de revestimento, você ainda pode encontrar opções que caibam no seu bolso, sem limitar muito o orçamento.

Quer conhecer os tipos de pisos disponíveis e mais indicados para sua nova casa? Então continue a leitura!

Pisos frios

Os pisos frios são aqueles que podem ser utilizados em áreas úmidas e/ou externas. Resistentes, eles são fáceis de limpar e indicados para construções localizadas em regiões quentes, já que não absorvem muito calor. Dentre as desvantagens, podemos citar que eles não conferem aquela atmosfera aconchegante aos ambientes.

Por esse motivo, eles podem ser mais indicados para cozinhas, banheiros, áreas de serviço e áreas externas — ainda assim, nada impede que você use o piso frio como revestimento para a sala.

Listamos, a seguir, alguns tipos de pisos dessa categoria.

Cerâmica

O piso de cerâmica é um dos mais utilizados nas construções. Além de ser bastante resistente e durável, o que evita gastos com manutenção e reparos, ele ainda está disponível em diversas estampas e cores. Ou seja, além de ter um piso funcional, ainda é possível escolher aquele que harmoniza melhor com a decoração que você deseja.

Outra vantagem da cerâmica é que ela tem valores acessíveis, além de ser fácil de limpar e não manchar. Também vale a pena lembrar que esse revestimento é fabricado em diferentes formas e tamanhos, possibilitando diversas composições.

Porcelanato

Queridinho do momento, o porcelanato tem sido a escolha de muitas pessoas, devido ao seu brilho e sua durabilidade. A coloração uniforme e a variedade de formatos permitem que o dono da casa harmonize o revestimento com a personalidade do cômodo.

Outra vantagem é que esse tipo de piso é bastante resistente, de modo que seu desgaste pode levar décadas. Quando em cores claras, conferem amplitude aos cômodos e são ideais para locais em que bate bastante sol, já que ajuda a refrescar a casa.

Cimento queimado

Assim como os tipos de pisos anteriores, o cimento queimado é muito aplicado em cozinhas e banheiros. No entanto, a alta procura dos últimos tempos fizeram dele uma opção moderna para salas e quartos que contam com uma decoração industrial.

A limpeza do cimento queimado é fácil e o revestimento tem preços bastante atrativos. Contudo, diferentemente dos modelos citados acima, ele não é indicado para áreas externas. Isso porque tende a ficar muito escorregadio quando molhado, além de sofrer com manchas e rachaduras causadas pela ação do tempo.

Vinílico

O piso vinílico oferece uma série de vantagens, sendo resistente, durável e fácil de limpar. Além disso, a combinação de materiais (PVC, plastificantes e componentes minerais) resulta em um piso à prova de fogo e hipoalergênico.

Embora muito utilizado em cozinhas, o piso vinílico tem boa resistência acústica, o que pode ser uma ótima opção para quartos e salas. É necessário, no entanto, tomar cuidado na hora de arrastar ou causar atrito, uma vez que o revestimento é aderente e pode ser danificado.

Pisos quentes

Os pisos quentes são chamados assim por serem excelentes absorventes de calor. Os materiais utilizados permitem que a temperatura fique armazenada na superfície, fazendo com que haja equilíbrio no contato entre a pele e o material.

São pisos indicados para áreas internas e que pedem um ar aconchegante. Também é utilizado em regiões mais frias ou cômodos que demandam mais conforto, como quartos e salas.

Quer conhecê-los? Veja alguns exemplos abaixo.

Laminados de madeira

O piso leva esse nome porque é colocado por meio de lâminas de madeiras colocados sobre uma manta. Sua aplicação simples, por sistema de cola e clique, é uma das vantagens de quem escolhe o revestimento. Mas não é só isso: o material é resistente, fácil de limpar e tem alta durabilidade.

O laminado está disponível em diversos tipos, tamanhos e simulações de madeiras, o que permite que você conduza a decoração da forma como preferir. Bonitos, conferem ar de sofisticação e ainda são fáceis de aplicar: é possível cobrir 50 metros quadrados de piso em um único dia! Escolha-o para revestir quartos ou salas e observe a transformação do ambiente.

Assoalho de madeira

Também conhecido por tábua corrida, esse é um dos revestimentos mais nobres que existem. Cheio de classe, o assoalho de madeira é resistente contra pequenos atritos do dia a dia, como o arrastar de móveis e cadeiras. Não é indicado para áreas externas, já que podem sofrer com a ação do tempo.

A variedade de cores e de acabamento, como as tábuas envernizadas, permitem que você decida qual atmosfera quer criar e quais tons deseja utilizar na decoração. Seu maior impeditivo é o preço, já que é um pouco mais alto que o dos revestimentos já citados.

Carpete

Ainda é muito utilizada nas residências, principalmente pela segurança que oferece aos moradores. Indicados para casas com crianças e idosos, o carpete pode ser aplicado em quartos e salas, ou seja, ambientes que não serão expostos a muita gordura ou umidade.

A variedade de cores e lãs sintéticas e naturais permitem que você faça a escolha certeira de acordo com a sua decoração. A limpeza deve ser feita com a vassoura ou o aspirador de pó e deve ser regular para não acumular sujeira. Antes de comprar, assegure-se de adquirir um material antialérgico e antimanchas.

A escolha dos tipos de pisos que vão revestir a sua casa impactam diretamente no seu bolso, na sua decoração e na praticidade que você deseja ter no seu dia a dia. Por esse motivo, é fundamental estudar bem as opções.

Já sabe qual revestimento escolher? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e conte com a nossa ajuda na construção da sua casa!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção