Financiamento bancário para imóveis: saiba como ele funciona

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Comprar um imóvel próprio é um momento muito importante e que deve ser bem planejado. Nessa hora, muitos recorrem ao financiamento bancário para conseguir pagar o valor do bem de uma forma mais fácil.

Mas você sabe, realmente, o que é um financiamento e como ele funciona? Como são reajustadas as parcelas, a liberação do bem e seus requisitos? Apesar de muito comum, essa forma de pagamento tem várias regras que devem ser conhecidas.

Neste texto, mostramos o que é um financiamento, suas regras e requisitos e como fazer o pedido. Acompanhe!

O que é o financiamento bancário?

Primeiro, é fundamental saber o que é um financiamento. Ele é uma forma de concessão de crédito de longo prazo, oferecida por alguma instituição financeira registrada nos órgãos competentes, para a compra de imóveis, sejam novos ou usados.

O financiamento também pode ser utilizado para a compra de terrenos e para a aquisição de materiais de construção para a obra. Tudo isso depende da modalidade de crédito que você escolher, além da instituição financeira que é contratada.

Cada banco e financiadora tem suas próprias regras em relação ao pagamento, valores, taxas, juros e multas; por isso, é muito importante pesquisar todas as opções antes da escolha.

Como funcionam seus pagamentos e os requisitos?

Existem três grandes requisitos para conseguir um financiamento: ser maior de 18 anos, comprovar a renda e não estar com o nome inscrito em algum órgão de restrição de crédito.

Como dito, dependendo do tipo de financiamento e do banco escolhido, poderão ser exigidos outros requisitos, principalmente quando se está financiando algum imóvel de maior valor.

Quando um financiamento é aprovado, a instituição financeira já pagará ao vendedor do imóvel o valor financiado. Depois disso, o comprador começará a pagar para o banco as parcelas por um determinando período, até quitar o financiamento.

O valor das parcelas e o tempo do financiamento dependem do contrato, sendo comum que eles durem até 30 anos. Vale lembrar que a propriedade do imóvel já será passada a quem está financiando, ou seja, ele já será dono do bem com o pagamento das parcelas.

Quais são os principais passos para um financiamento?

O primeiro passo para financiar um imóvel é verificar se você preenche todos os requisitos. Analise com cada instituição financeira o que é necessário para isso e resolva qualquer pendência, para não ter problemas no momento do pedido.

Depois, é preciso fazer uma simulação do financiamento bancário: isso é fundamental para você saber o custo total do negócio, quanto terá que desembolsar por mês e por quanto tempo pagará. Não deixe de simular para poder se planejar e não ter imprevistos: isso pode ser feito pelo site da própria instituição financeira.

O financiamento deve ser contratado comparecendo ao banco. Não é possível fazer por telefone ou pela Internet. Por isso, leve os documentos necessários à agência bancária para fazer o pedido.

O banco, então, requisitará os documentos necessários, marcará uma avaliação do imóvel pretendido e fará uma análise de crédito para verificar se você tem condições de pagar o financiamento.

Depois disso, é só assinar o contrato (não esqueça de ler todas as cláusulas) e pagar as parcelas em dia pelo tempo necessário. Lembrando que o imóvel já estará em seu nome assim que o contrato for registrado.

Saber todas essas informações sobre o financiamento bancário é fundamental para poder se planejar e verificar qual será o custo total do imóvel, incluindo todas as taxas e outros valores. Essa forma de pagamento pode ajudar a comprar a casa própria, mas não se esqueça de contar com uma empresa experiente para ter mais tranquilidade.

Gostou de saber sobre esse assunto? Para se aprofundar ainda mais, confira o nosso texto sobre o financiamento bancário x financiamento com a incorporadora!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção