Investir em imóveis é um bom negócio? Descubra aqui!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Investir em imóveis é uma prática muito utilizada por quem espera uma boa rentabilidade ou quer utilizar o capital de forma segura, construindo um patrimônio para toda a família com segurança.

Conforme a revista Infomoney, há expectativa de crescimento do valor do metro quadrado em 2019, com uma recuperação do mercado para os próximos anos, o que torna esse investimento ainda mais atraente, tendo em vista que a valorização é um ponto chave nesse negócio.

Já em 2018, devido à melhora na economia e ao aumento da demanda, esse mercado já esteve bem visado, sendo que a venda de imóveis residenciais cresceu cerca de 10% e, com a queda na inflação, esse número pode subir ainda mais.

Sabendo disso, é fundamental conhecer quais são as vantagens de investir em um imóvel, seja para revenda, moradia ou aluguel, e é isso que mostraremos neste texto. Confira!

Alta rentabilidade

Uma das principais vantagens de investir em imóveis é a alta rentabilidade. Ela é um atrativo para todos os investidores e, por isso, esse é um investimento tão procurado para quem quer conseguir uma renda segura.

O imóvel preserva o valor patrimonial, tendo em vista que ele pode ser revendido caso haja necessidade ou apareça uma boa oferta, proporcionando segurança, além da remuneração mensal que a locação oferece.

Investindo no imóvel certo e com as características adequadas para o negócio, o aluguel dará ótimos retornos, sendo garantida a rentabilidade desse investimento, servindo como uma remuneração confiável. Dessa forma, o dinheiro que foi utilizado para a compra ficará preservado como patrimônio e o aluguel servirá como renda.

Por isso os imóveis são tão visados por investidores experientes: um investimento confiável e com essa rentabilidade costuma atrair outros compradores, o que pode aumentar os lucros com esse negócio, acarretando também uma boa liquidez, como falaremos a seguir.

Liquidez

A liquidez também é um dos pontos que fazem o investimento em imóveis ser um ótimo negócio. Ela não pode ser considerada imediata, pois será preciso fazer anúncios de venda e achar o comprador com a melhor proposta, mas ela é confiável e real.

Para isso, é preciso saber como investir: alguns imóveis são mais visados que outros e isso depende da localidade, estrutura, valores e outros pontos que interessam os compradores dependendo de cada negócio.

Assim, quando for preciso vender o imóvel por alguma necessidade ou para uma possível troca o investidor poderá contar com esse capital, sendo que ele também é uma ótima moeda para utilizar como pagamento em outras aquisições.

Facilidade de pagamento

Um dos pontos positivos de investir em imóveis são as diversas possibilidades de pagamento, o que facilita a quitação desse bem e proporciona ótimas oportunidades para quem está pensando em adquirir uma residência.

Primeiro há a possibilidade de negociação com o vendedor para o pagamento à vista com um ótimo desconto, considerando que essa forma atrai mais atenção. Porém, para isso é preciso ter um grande capital para o investimento, o que pode não ser fácil.

Além disso, é possível ser aprovado em um financiamento, que facilitará o pagamento e pode ser uma ótima alternativa. Aqui o comprador deve pagar apenas a entrada (de até 30%) e o resto será parcelado com a instituição financeira escolhida.

Como o vendedor receberá o valor integral do imóvel com antecedência, essa forma de pagamento também não costuma ocasionar problemas e é, hoje, a mais comum para adquirir esses bens.

Com um bom planejamento e a ajuda de uma empresa especializada e experiente no mercado, é possível fazer simulações de parcelas, tempo de financiamento, formas de amortização da dívida e outros pontos do contrato, facilitando a escolha da melhor opção e a compra do imóvel.

Segurança patrimonial

A segurança patrimonial que decorre do investimento em imóveis é, também, um fator a ser analisado. Em condições normais, o imóvel não pode ser tomado do proprietário, o que torna a posse desse bem estável e garantida.

Assim, diferente do que acontece no mercado de ações, por exemplo, o investimento em imóveis não apresenta volatilidade e alto risco, pois o bem continuará valorizado e, como já mostramos, tem uma alta liquidez.

O investidor constrói um patrimônio consistente e com segurança, sem a instabilidade de outros investimentos comuns que apresentam altos riscos. Mas essa segurança não significa uma baixa rentabilidade. Como já explicamos anteriormente, os imóveis têm grande valorização e garantem lucros.

Diversificação

Ao se investir em imóveis, o comprador consegue diversificar os seus investimentos. Com todas as vantagens desses bens, é importante ter o capital utilizado em um local com rentabilidade e que traga segurança, para diminuir os riscos de apertos financeiros.

Mesmo aqueles que preferem investimentos com mais riscos e rentabilidade devem alocar parte do seu capital em imóveis, pois isso serve como uma garantia de liquidez e novas opções de negócios, para que o portfólio não fique saturado.

Além disso, como já falamos, os imóveis servem como um capital para outras negociações, podendo ser utilizados para pagamentos de outros investimentos ou para conseguir uma renda fixa por meio dos aluguéis.

Aumento da disciplina financeira

Um ponto muito importante a respeito do investimento em imóveis, mas pouco conhecido, é a ajuda na disciplina financeira, principalmente para aquelas pessoas que nunca fizeram uma compra tão grande ou utilizaram uma parcela alta das economias.

Aqui a disciplina é vista de duas formas: primeiro será necessário fazer um bom planejamento para economizar capital suficiente para pagar o valor da entrada do imóvel ou mesmo da compra à vista. Para aqueles que utilizaram um financiamento, também é fundamental se organizar para pagar as parcelas mensais.

Além disso, quando o imóvel está alugado, é preciso ter disciplina para utilizar os rendimentos, principalmente para quem pretende reinvestir esse dinheiro ou melhorar o próprio bem, fazendo reformas ou mesmo a manutenção de rotina que é necessária.

Conhecendo essas vantagens de investir em imóveis, é fundamental contar com uma empresa confiável que ofereça bons empreendimentos: isso garante esses benefícios e traz segurança, impedindo que você faça negócios ruins.

Pronto, agora você sabe algumas vantagens desse investimento. Para complementar a leitura, não deixe de conferir o nosso post sobre os fatores que influenciam na valorização do lote!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção