Lugar tranquilo para morar: conheça 7 vantagens!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Viver nos grandes centros urbanos pode ser um desafio a longo prazo. Problemas relacionados à segurança, ao trânsito e ao meio ambiente são alguns dos motivos que fazem as pessoas trocarem as grandes metrópoles em busca de um lugar tranquilo para morar.

No passado, as cidades de pequeno e médio porte não despertavam o interesse das pessoas. Contudo, isso tem mudado radicalmente. Esses municípios costumam trazer mais vantagens ao morador do que as capitais. Não acredita? Então, leia este artigo até o final!

1. Diminui os prejuízos causados pelo trânsito

Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) constatou que o brasileiro que vive nos grandes centros urbanos fica o equivalente a 40 dias no trânsito todos os anos.

Isso impacta a produtividade dos profissionais, uma vez que o deslocamento precisa ser calculado para evitar atrasos. Além disso, projetos pessoais, como fazer um curso ou se exercitar, são inviabilizados pela falta de tempo, já que o morador fica preso no engarrafamento e tudo o que deseja quando chega em casa é descansar.

Outro ponto importante nas grandes cidades é a dificuldade para estacionar. De acordo com uma reportagem da revista Veja, o paulistano gasta cerca de R$ 2 mil por ano em estacionamento.

Nas cidades do interior, isso não ocorre, porque o trânsito flui com naturalidade. Além disso, as linhas de transporte público costumam atender bem as necessidades de locomoção dos moradores.

2. Atenua problemas respiratórios

De acordo com o pesquisador Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo (USP), o paulistano perde em média 1,5 ano de sua vida apenas por respirar a poluição do ar – é como se ele fumasse quatro cigarros por dia.

Um dos principais causadores disso é o automóvel. Contudo, a grande concentração de fábricas, resíduos sólidos sem o devido manejo, a ausência de um programa eficiente de reciclagem e, claro, a falta de projetos de plantio de árvores, contribuem para esse triste cenário.

Ao optar por um lugar tranquilo para morar, a pessoa também atenua problemas respiratórios causados pela poluição.

3. Reduz os traumas causados pela violência

Não é novidade para ninguém que algumas cidades brasileiras enfrentam problemas crônicos de violência. Mas você já parou para pensar como isso afeta a saúde mental?

Uma reportagem especial do portal G1 revelou que 550 mil cariocas convivem com traumas relacionados a alguma agressão que sofreram (assaltos, sequestros, etc.).

Essa triste situação leva os indivíduos a buscarem em outros municípios um lugar tranquilo para morar, criar os filhos, trabalhar ou aproveitar a aposentadoria.

É lógico que cidades do interior também podem apresentar casos de criminalidade, mas quando comparadas às grandes capitais, é visível a diferença da quantidade de ocorrências.

4. Traz oportunidades de negócios

Engana-se quem pensa que apenas as grandes metrópoles movimentam a economia brasileira. Cada vez mais, os municípios interioranos atraem a atenção de investidores do mundo todo.

A cidade mineira de Itabira, por exemplo, destaca-se pela produção de alumínio. Em 2019, esse município deve receber mais de US$ 210 milhões em investimentos de multinacionais estrangeiras, de acordo com a prefeitura local.

Aliás, nessa cidade é realizado o “Win – caminhos para a diversificação”. Trata-se da mais importante feira de negócios da região, na qual empresários de todo o país apresentam as soluções que as empresas têm a oferecer.

Encontrar um lugar tranquilo para morar não significa ficar longe das grandes oportunidades para empreender.

5. Controla mais o custo de vida

As cidades mais caras do país têm em comum o fato de serem capitais. O custo de vida no interior costuma ser mais baixo pela queda na demanda de alguns produtos, o que exige que os comerciantes se adaptem a isso. Outra justificativa é que o morador deixa de gastar dinheiro com despesas desnecessárias, como estacionamento, já citado neste artigo.

Além disso, a qualidade de alguns serviços públicos, como escolas e creches, diminui a dependência de empresas particulares.

Logicamente que essa economia depende dos hábitos de consumo de cada um. Todavia, vale a pena analisar a possibilidade de buscar um lugar tranquilo para morar, caso o seu desejo também seja o de economizar.

6. Melhora a interação social

Na cidade grande, os vizinhos mal se falam e nem sempre se conhecem. A sensação de estar sempre atrasado faz com que as pessoas se ignorem nos elevadores e não se deem a chance de se tornarem amigas. É uma pena.

Uma reportagem da revista Galileu mostrou que a solidão tem consequências negativas para a saúde humana, ao aumentar a pressão sanguínea e afetar a saúde mental.

Esses efeitos colaterais chamam a atenção de autoridades ao redor do mundo. Ainda segundo a reportagem, foi criado, no Reino Unido, um “Ministério da Solidão”, com o objetivo de estudar soluções para esse mal.

Quem tem parentes ou já passou férias em cidades mais afastadas deve ter notado que os moradores desses locais vivem de uma forma mais tranquila, criando laços sociais com os seus vizinhos.

Dessa forma, eles fortalecem o sentimento de pertencimento a uma comunidade, pois constroem laços genuínos entre si. Isso é ainda mais importante para as crianças.

Atualmente, os pequenos nascem cercados de tecnologia, comunicando-se por mensagem e interagindo virtualmente. Quem já tem uma certa idade e teve uma infância menos tecnológica, brincando com os amigos na rua, por exemplo, deve se preocupar com a possibilidade de os filhos não terem a mesma oportunidade.

7. Torna a vida mais tranquila

Não tem como não se deixar contaminar pelo ambiente em que se vive. Isso tanto pode ser bom quanto ruim. Morar em grandes centros urbanos gera uma sensação de estar sempre atrasado. Assim, não se aproveita bem o tempo.

Ao morar em um lugar mais tranquilo, é possível notar que a percepção do tempo também muda. Você já deve ter experimentado essa sensação durante as férias, não é mesmo?

Como vimos neste artigo, buscar um lugar tranquilo para morar pode ajudá-lo a melhorar diversas áreas da sua vida. Com certeza, as cidades do interior têm muito a oferecer para o seu bem-estar e o da sua família!

Gostou deste post com 7 vantagens de um lugar tranquilo para morar? Então, siga o nosso blog no Facebook e não perca os próximos posts!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção