Melhores cidades para morar em Minas Gerais

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a cada 10 anos, realiza um levantamento importante para entendermos a qualidade de vida da população e diversas outras características relacionadas ao exato local onde vivem. Na pesquisa de 2013, foram usados os dados coletados no censo de 2010 e, partir daí, mediu-se o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Para cálculo do IDHM, são considerados alguns fatores principais, como a educação, longevidade e renda. Mesmo que os moradores utilizem os serviços de outras comarcas, a contagem se dá pela residência. Portanto, não importa se o morador trabalha em Belo Horizonte e reside em Lagoa Santa, os dados coletados ali servirão para análise da cidade onde mora.

Minas Gerais, o 4º maior estado do Brasil em extensão territorial, possui 853 municípios, sendo o 2º mais populoso do país. Depois de finalizada a pesquisa e divulgados os dados, o ranking das melhores cidades de MG para se morar foram novamente divulgados. Confira!

1. Nova Lima

Bem pertinho de Belo Horizonte, na região metropolitana da cidade, Nova Lima ocupa o primeiro lugar como melhor cidade para morar em Minas Gerais. Com 87 mil moradores, os habitantes são os de maior expectativa de vida entre as demais comarcas e possui opções turísticas variadas e índices educacionais satisfatórios.

A cidade tem forte movimento econômico advindo da mineração e aumento de fábricas de cervejas artesanais, que também agitam bares, restaurantes e a culinária local. A área total da cidade é de 428.449 km², abrigando cachoeiras e belíssimas paisagens montanhosas.

2. Belo Horizonte

Não haveria melhor nome para a cidade do nascer e pôr-do-sol tão admirados em todo o país. Belo Horizonte, a capital dos mineiros, é a segunda melhor cidade para se viver e figura entre as melhores de todo o Brasil.

Além da famosa hospitalidade belo-horizontina, a cidade também é conhecida por suas construções assinadas por grandes nomes da arquitetura, como Oscar Niemeyer e o paisagismo de Roberto Burle Marx.

São quase 2,6 milhões de habitantes ao total, que movimentam a economia local com foco na prestação de serviços e ramo imobiliário. Com espaços verdes e abertos à população, BH é terceira metrópole brasileira e segue em crescente ascensão ano após ano.

3. Uberlândia

Atrações turísticas, excelente infraestrutura de hotéis e gastronomia rica, Uberlândia entra no top 3 das melhores cidades para morar em Minas Gerais. A música, artesanato, teatro e tradições locais são fortes atrativos para visitação e aconchego de quem já mora no local e pode respirar o ar cultural da cidade.

Localizada no Triângulo Mineiro, Uberlândia tem 4.115 km² e é recheada de bons lugares para passar o tempo com a família, como ir ao Parque Sabiá ou visitar o Museu Universitário de Arte.

4. Itajubá

Itajubá é a quarto melhor lugar em MG para morar, segundo as referências de IDHM. Situada entre a rodovias importantes de entrada e saída do estado, a Fernão Dias e Presidente Dutra, a cidade tem sua estrutura econômica movida pela agropecuária e indústrias locais.

São 100 mil habitantes, sendo que boa parte deles dedica-se ao plantio ou atividades do segundo setor, nas áreas da aeronáutica, engenharia elétrica e demais áreas da mecânica.

5. Lavras

Com certeza você já ouviu falar da Universidade Federal de Lavras, que coloca o município em frequente destaque nos noticiários da televisão. Além de arborizada e muito bonita, a cidade é vista como o grande polo comercial da região. O têxtil, metalurgia e agroindústria, são as maiores frentes da economia do lugar, prestando serviços dessa área para todo o país.

6. Poços de Caldas

Poços de Caldas é o destino mais procurado por casais que desejam aproveitar as delícias naturais de Minas Gerais. Ao sul do estado, Poços é referência em bacias de águas termais, de propriedade alcalina, radioativa e sulfurosa. 

Repleta de turistas que movimentam a economia local, graças às inúmeras cachoeiras e belas paisagens da região, Poços de Caldas é 15º município mais populoso de Minas Gerais e possui 544,4 km² de extensão total.

7. Juiz de Fora

Próximo a São Paulo e Rio de Janeiro, Juiz de Fora é local estratégico para reuniões que envolvem os estados da região sudeste e realização de eventos de grande porte. Com grande capacidade hoteleira, JF também é conhecida pela Universidade Federal local e o movimento econômico dos mais diversos setores.

8. Varginha

Em 1996, alguns moradores relataram a presença de um ET, o que atraiu pesquisadores e ufólogos à cidade. Mesmo que isso tenha colaborado para a chegada de novos moradores e aumento do turismo, movido pela curiosidade, o local é considerado a oitava melhor cidade para morar em Minas Gerais também por outras razões.

Com mais de 120 mil habitantes, os moradores podem desfrutar do circuito do Lago de Furnas, de beleza incomparável.  Ainda, a proximidade com o estado de São Paulo faz do local um ponto estratégico para exportação de café e outros produtos de origem agrícola por todo país.

9. Lagoa Santa

Lagoa Santa também é uma das cidades pertencentes à região metropolitana de BH. Com área total de 231.994 km² e um pouco mais de 60 mil habitantes, o município é famoso e muito visitados por estudiosos da arqueologia devido a preservação histórica do lugar e o descobrimento de diversos fósseis na região.

Outro chamariz de turistas é o fato de ter se espalhado o boato de que a água da cidade possui minerais que curam os mais diversos tipos de doenças. Muitos pesquisadores apontam que, na verdade, trata-se de uma água dura, termo usado quando há níveis elevados de calcário em sua composição.

10. Itabira

Por último, mas não menos importante, vamos falar de Itabira, berço do poeta Carlos Drummond de Andrade. Localizada no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, a cidade de Itabira tem pouco mais de cem mil habitantes e é o lugar perfeito para quem busca praticidade, tranquilidade e, claro, qualidade de vida.

Ainda que esteja no interior, e tenha todas as comodidades de uma “cidade pequena”, Itabira está a pouco mais de cem quilômetros de distância da capital Belo Horizonte. Assim, quem quer desfrutar de seus benefícios interioranos sem se afastar da metrópole estará bem servido com essa excelente opção.

Existem condições imperdíveis para quem busca o sonho da casa própria ou um espaço mais afastado da agitação típica da capital. No blog da IMG Empreendimentos você encontra dicas valiosas para quem deseja investir na compra de terrenos fora de Belo Horizonte. Visite no site e aproveite!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção