O que é um loteamento e por que investir nesse tipo de imóvel?

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Se você acompanha o mercado imobiliário ou tem se interessado em partir para o investimento no setor, já deve ter ouvido falar da ascendência de compra e venda de loteamentos. Além das oportunidades cada vez mais fáceis de achar, muitos profissionais também têm se dedicado a trabalhar exclusivamente com esse nicho. Mesmo assim, nem todo mundo sabe o que é loteamento.

A procura se deve ao fato de o investimento em loteamento ser uma opção segura e que pode ser realizada a preços mais convidativos do que de imóveis já construídos.

Quer entender do que se trata e ver se vale a pena colocar a mão no bolso em busca da valorização do seu patrimônio? Confira o post que preparamos e tire suas dúvidas!

O que é loteamento?

Loteamento, de acordo com a legislação brasileira (Lei nº 6.766), é o nome dado às subdivisões de gleba, porções de terra. Essas subdivisões são destinadas à construção e permitem a abertura de vias de circulação, ruas públicas ou prolongamentos, modificações ou ampliação de vias que já existem.

Em resumo, o loteamento é uma parte de terra grande dividida em outras menores, chamados de lotes.

Muitas pessoas confundem o conceito de loteamento com o de condomínio, mas existem particularidades entre os dois tipos de imóvel.

Os condomínios determinam regras de convivência e dispõem de espaços comuns de convívio, como praças, playgrounds e espaços de lazer. No caso de loteamento, isso não ocorre.

Os loteamentos são áreas grandes onde precisam que sejam criadas ruas, estradas ou rodovias entre os lotes.

Então eu devo comprar a parte toda do loteamento?

Não. Quando você decide investir em loteamentos, adquire a parte referente a um lote, uma subdivisão. No caso de condomínios, além de pagar pela unidade habitacional, você também deve arcar com as despesas das áreas comuns.

O loteamento, a partir do momento que é aprovado, não pode restringir a circulação de pessoas que não moram nos lotes. É uma rua comum, como a que você mora.

Ainda assim, alguns loteamentos adotam medidas de segurança, como a análise de documentação para a entrada e a saída. Essa é uma atitude permitida na lei.

Se você adquire um lote, portanto, está comprando um terreno e nada além dos valores referentes a ele deve ser cobrado.

É realmente vantajoso investir em loteamento?

Sim! A grande procura e a especialização de profissionais voltados à venda de loteamento deve-se ao fato de a negociação ser menos burocrática e bastante vantajosa financeiramente. Não acredita? Veja agora.

O lote valoriza mais do que outros tipos de imóveis

A compra de um lote garante a valorização do seu investimento em altos índices. Como o pedaço de terra não sofre depreciação de preço, você sempre terá um imóvel que vale mais do que você pagou.

Isso porque os loteamentos estão localizados em regiões que ainda estão em desenvolvimento. Com o passar do tempo, as melhorias nos bairros e nos serviços públicos tendem a aumentar a procura por imóveis na região. O resultado disso é um imóvel mais caro e com mais opções de venda.

O investimento em lotes é seguro e estável

Quer garantir a segurança do seu dinheiro investido? Então aposte na compra de um lote. Como a quantia é menor do que na compra de um imóvel construído, você poderá ficar tranquilo quanto ao comprometimento das suas economias.

Além do mais, o lote estará sempre em seu nome e seus direitos sempre estarão garantidos. É uma forma de você manter seu dinheiro aplicado, aumentar seu patrimônio e oferecer segurança para o futuro da sua família.

Você pode ver a compra do lote como uma caderneta de poupança

Quem nunca tentou guardar dinheiro na poupança e se viu tentado a usar o cartão de crédito? O resultado é um só: anos de economia se esvaindo em supérfluos. Com a compra de um lote você pode investir seu dinheiro sem se preocupar em gastá-lo impulsivamente.

Claro que uma das vantagens é você ter um patrimônio garantido e poder utilizá-lo em casos emergenciais, mas a venda de um imóvel leva tempo e faz você analisar o gasto com mais cuidado.

A compra do lote é mais econômica

Ainda que você não tenha muito dinheiro para investir, é possível comprar um lote. O valor desses imóveis é muito mais atrativo do que o dos imóveis prontos. Além de não ter o gasto da construção, você adquire seu pedaço de terra em áreas em desenvolvimento, que custam menos. Além disso, taxas como IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e impostos municipais também custam menos.

Dessa forma você pode aumentar bastante seu patrimônio. O importante, aqui, é se planejar e buscar parcerias confiáveis para uma compra sem riscos e sem arrependimentos.

A compra de um lote é facilitada

Muitas pessoas desistem do investimento no mercado imobiliário por conta da burocracia e dos critérios de pagamento. Se você também pensa assim, considere comprar um lote. Eles costumam ter facilidade de pagamento e flexibilidade na negociação.

Além disso, a burocracia é menor e você não precisa se descabelar tanto com a papelada envolvida na compra de um imóvel construído.

O lote permite a conquista da casa dos seus sonhos

Se você pretende comprar o lote para a construção da sua casa própria, saiba que tem ainda mais vantagens. Como você será o responsável pela decisão final a respeito da construção, é possível personalizar a planta de acordo com as suas preferências e personalidades.

Além de decidir sobre a disposição dos cômodos, você ainda tem a chance de escolher os materiais que prefere e participar de todas as etapas da obra. Tudo para garantir que a sua casa fique como sempre sonhou.

E agora, está mais animado para começar a investir suas economias hoje mesmo? Como você já sabe o que é loteamento e conferiu suas vantagens, aproveite para entrar em contato com a gente hoje mesmo para conhecer as soluções que temos para oferecer!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção