O que são casas geminadas? Conheça nesse artigo!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Está planejando comprar um imóvel, mas está em dúvida se é melhor optar por uma casa, apartamento ou se deve, por exemplo, investir em um lote? Já pensou em adquirir casas geminadas?

Há alguns anos esse tipo de construção se tornou tendência no setor imobiliário, motivado pelo preço e custeio mais em conta, e continua sendo vantajoso em vários quesitos.

Neste post mostramos o que são casas geminadas, as características e principais vantagens desse modelo de residência. Tem interesse no tema? Então continue a leitura e saiba se você seria um morador ideal!

O que são casas geminadas?

Como a palavra geminada se refere a gêmeos, são imóveis idênticos construídos conjuntamente, mas que garantem independência e privacidade aos seus moradores.

Essas casas estão localizadas, portanto, em um mesmo terreno e propositadamente dividem a mesma parede, sendo simétricas e tendo internamente o mesmo arranjo, divisão de cômodos, tamanho etc.

Por que comprar uma casa geminada?

Para ajudar você a tomar uma decisão acertada sobre o lugar ideal para morar, conheça abaixo algumas vantagens de adquirir uma casa geminada.

Preço mais em conta

Quem sonha em morar em uma casa, mas desanima imaginando que os preços costumam ser mais altos devido ao tamanho do terreno, por exemplo, pode repensar essa ideia. As casas geminadas são uma ótima alternativa para quem sempre considerou as vantagens de ter uma casa para chamar de sua.

Normalmente, os preços desses imóveis são mais em conta, já que o terreno de localização da residência é dividido entre duas ou mais casas. Por isso, quem deseja comprar uma casa geminada, pode conseguir um bom preço em uma moradia de qualidade e bem localizada.

Custo menor de obra e manutenção

O custo de construção dessas moradias também costuma ser menor. Primeiro porque casas unifamiliares possuem a mesma fundação e paredes compartilhadas, o que diminui o gasto com materiais de construção, por exemplo. Além disso, despesas para instalar a rede de água e de luz, encanamento, telhados e até refrigeração podem ser compartilhados e igualmente divididos entre os vizinhos.

Em caso de obras e alterações na construção também é possível dividir as despesas. Pense hipoteticamente em uma intervenção comum quando se tem uma casa, como a modernização da iluminação ou pintura. Os custos são compartilhados por pelo menos duas casas, o que representa uma significativa economia dos gastos entre os moradores.

O mesmo vale para a elaboração de projetos de arquitetura e construção. Por serem idênticas, o projeto de uma vale igualmente para a outra e pode ser aproveitado, reduzindo despesas e tempo.

Segurança compartilhada

Não há dúvidas de que a questão da segurança é uma preocupação comum a todas as famílias atualmente. No caso das casas geminadas é possível ter mais segurança do que morando em uma residência unifamiliar.

Além de dividir o espaço do terreno com outras pessoas, tendo a quem recorrer em caso de necessidade, os custos para instalação de sistemas de segurança, como alarmes, cercas elétricas e câmeras são proporcionalmente menores. E todo um grupo de pessoas estará conectado e atento a qualquer sinal, e um vizinho poderá ser auxiliar do outro.

Há casas geminadas localizadas também dentro de condomínios, aliando, assim, a segurança já encontrada em condomínios fechados, como portaria, identificação e restrições de acesso.

Sem cobrança de condomínio

Algumas casas geminadas obrigam o pagamento de taxas mensais, uma espécie de condomínio, para a manutenção de áreas comuns, como churrasqueira, jardins, limpeza, entre outras. No entanto, para fugir das despesas fixas mensais ─ e que muitas vezes são altas ─ é mais interessante encontrar casas geminadas sem áreas comuns entre as unidades. Esses modelos existem e é absolutamente possível encontrar um do seu agrado.

Escolher uma casa geminada sem área comum é uma ótima saída para quem não está disposto a se comprometer com custos além do financiamento da moradia junto ao banco, como ocorre em um apartamento. Neste, há exigência de pagamento de condomínio e riscos até de a propriedade ir a leilão em caso de inadimplência das taxas condominiais.

Áreas bem aproveitadas

Outro destaque para quem está comprando ou construindo uma casa geminada é a possibilidade de aproveitar os espaços da melhor forma possível. Dependendo do tamanho e de sua proporção, é permitido disponibilizar os cômodos de forma integrada e amplificada.

Dessa maneira, os projetos permitem flexibilidade de arranjo interno, atendendo as mais variadas necessidades de clientes, aproximando o desejo da casa dos sonhos com a realidade de cada um.

Privacidade

Não pense que você não terá privacidade apenas porque optou por uma casa geminada. É importante considerar que as casas possuem entradas separadas e individuais. Em alguns casos, até mesmo a garagem do imóvel não precisa ser compartilhada com os vizinhos. Portanto, há independência total.

Espaço personalizado e com a cara do morador

Apesar de as casas serem projetadas de forma idêntica quanto à divisão dos cômodos e fachadas, nada impede de deixar com o seu jeito. Investir em móveis exclusivos, espaços com plantas e objetos decorativos está liberado. Contratar um arquiteto e paisagista é uma ótima opção para que seu espaço tenha personalidade e atenda aos gostos de cada morador.

Para quem é adequada uma casa geminada?

Como citamos, as vantagens encontradas em casas geminadas são inúmeras e, portanto, optar por essas moradias pode agradar famílias de diversos perfis.

Mas, especificamente para quem está começando a vida ou decidiu recentemente adquirir o primeiro imóvel, essa é a escolha perfeita. Além de serem relativamente mais em conta do que outros imóveis e também poderem ter ótima localização, os custos fixos de manutenção permitem que seus moradores se planejem financeiramente e evitem despesas extras, como no caso de apartamentos e suas taxas de condomínio.

Lembrando que, assim como outros imóveis, também é permitido o financiamento imobiliário para a compra dessas moradias. A forma de pagamento depende das opções colocadas pelo proprietário do imóvel.

Não há dúvidas de que as casas geminadas podem ser uma ótima alternativa para quem procura um imóvel para morar ou até mesmo investir. É importante buscar empresas conceituadas e que tenham expertise nesse tipo de imóvel para garantir uma compra acertada.

Agora que você já sabe o que são casas geminadas e conheceu as vantagens desse tipo de moradia, siga o perfil da IMG Empreendimentos Imobiliários no Facebook e fique por dentro das novidades e melhores oportunidades do mercado imobiliário.

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção