Por que comprar uma casa em Itabira? Conheça 6 motivos

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Localizada no sudeste de Minas Gerais, a cidade de Itabira tem sido muito buscada por quem busca qualidade de vida, presença de natureza e infraestrutura. Essa demanda foi logo percebida por empreendedores e investidores do mercado imobiliário e, hoje, você pode encontrar muitas opções no município. Por isso, se você tem considerado a ideia de comprar uma casa em Itabira, não desvie desse foco.

A grande procura por imóveis na região fez com que o valor do imóvel valorizasse de forma bastante positiva. Hoje, com tantas pessoas buscando Itabira como destino turístico ou como oportunidade de uma morada mais tranquila, pode ser bastante vantajoso contar com uma casa pela região.

Além de Itabira ter excelente desenvolvimento econômico, foi considerada pela Associação Circuito Turístico do Ouro como uma das melhores cidades mineiras para serem visitadas. A vantagem se estende aos moradores, que podem aproveitar as oportunidades profissionais em constante crescimento, o turismo ecológico e muito mais. Quer saber por que comprar uma casa em Itabira? Confira 5 motivos que listamos agora para você!

1. Proximidade à capital

Itabira está a 110 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte. A curta distância de tempo entre as cidades é um combo incrível para quem decide morar no interior. Além de aproveitar as vantagens de uma cidade mais enxuta e menos caótica, o morador de Itabira ainda pode contar com as facilidades oferecidas pela capital.

Em pouco tempo, por exemplo, você pode se deslocar aos finais de semana para aproveitar os agitos e as oportunidades de BH. Também é vantajosa para quem quer usufruir das opções culturais que só as capitais têm. Basta dedicar um tempinho para seu lazer.

2. Qualidade de vida

É inegável a diferença da qualidade de vida entre quem mora nas grandes metrópoles e quem mora em cidades interioranas. Em Itabira isso não é diferente. O número menor de habitantes — pouco mais de 100 mil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) — proporciona ao morador um ar de pertencimento e conforto.

E isso está atestado e comprovado. O Índice de Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros de 2006 confirmou que Itabira é a melhor cidade para se viver. Hoje, mesmo 13 anos depois, ainda tem IDH-M considerado alto.

O estudo leva em conta a qualidade da educação, a saúde e a média de renda do trabalhador. Sabe aquelas dores de cabeça ao final do dia causadas por barulho, estresse e preocupação com a sua vida financeira? Isso, em Itabira, praticamente não existe.

3. Presença forte de área verde

Morar próximo à natureza faz bem para a saúde física e emocional. Se você não abre mão de morar em município repleto de belezas naturais, então Itabira é a cidade ideal para você. Além das paisagens naturais que você pode contemplar até a caminho do trabalho, Itabira oferece uma infinidade de programas saudáveis e ao ar livre para os finais de semana com os amigos e a família.

Você pode conhecer as cachoeiras da região ou aproveitar para fazer um piquenique no parque. Além disso, a forte presença de agricultura também proporciona refeições mais saudáveis e distantes da junkie food e dos agrotóxicos. Em Itabira existem muitos fornecedores de alimentos cultivados em agricultura familiar e de forma orgânica.

4. Excelentes opções em educação

Se você tem filhos e quer comprar uma casa em Itabira, é importante saber que a qualidade da educação do município tem melhorado a cada ano. Além do investimento do estado nas escolas públicas, o aumento da população fez com que muitas opções de ensino privado se instalassem na região.

Itabira também conta com a melhor instituição de ensino superior de Minas Gerais, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O estudo feito pela Times Higher Education (THE) coloca a universidade como umas das mil melhores de todo mundo e no topo da educação do estado de Minas Gerais. A infraestrutura completa e o quadro de docentes formado por mestres e doutores, somados à grande oferta de vagas e cursos podem ser determinantes no futuro e na qualificação de quem decide viver em Itabira.

O Centro Universitário UNA também está presente na região. O campus tem infraestrutura completíssima, com biblioteca com áreas de estudo e de convivência, além de laboratório de anatomia, laboratórios específicos para cada curso e metodologia baseada na prática.

5. Aumento do desenvolvimento econômico

Itabira tem recebido diversos investidores das mais diversas áreas. Isso faz com que a cidade esteja cheia de oportunidades de trabalho. Essa presença forte de vagas de empregos e de profissionais diversos faz com que o dinheiro gire em Itabira. O resultado é uma cidade que estimula o comércio local, cria oportunidades para empreendedores e aumenta o desenvolvimento econômico do município.

Além disso, a economia ativa cria facilidades para os moradores, que podem contar com os mais diversos serviços sem precisar se deslocar por muito tempo. A liderança no ranking demonstra que houve desenvolvimento em saúde, educação, emprego e renda na cidade mineira, indicando que ações interessantes foram desenvolvidas pelo poder público local, permitindo maior qualidade de vida à população.

6. Mais tranquilidade para as famílias

Criar filhos no interior possibilita uma infância mais calma e uma paternidade mais tranquila, já que os riscos são menores, se comparados às cidades grandes. Somando as características de cidade interiorana à educação de qualidade, o que temos são crianças e adolescentes vivendo de forma mais pacata, o que implica em uma menor necessidade de preocupação por parte dos pais. É como viver eternamente em uma rua larga e arborizada.

Viu como Itabira pode ser uma ótima opção para você se estabelecer e formar sua família com saúde, segurança e qualidade de vida? Conhecer as vantagens do município em que você quer morar é essencial para garantir uma aquisição segura e sem arrependimentos, não é mesmo?

Quer ainda mais motivos para comprar uma casa em Itabira e viver como sempre sonhou? Então não deixe de conferir o post que preparamos com dez coisas que você precisa saber a respeito da história da cidade!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção