Saiba como encontrar lotes à venda em Itabira, perfeitos para você!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Comprar lotes costuma ser muito mais vantajoso do que optar por um apartamento. Além de ter maior índice de valorização, esse tipo de imóvel aumenta o patrimônio e permite uma infinidade de possibilidades de uso. Mas você já pensou em procurar lotes a venda em Itabira?

A cidade está cheia de opções de lotes para quem quer construir a casa própria ou investir em um bem imóvel. Além disso, Itabira é uma das melhores cidades brasileiras para se viver. A qualidade de vida, o valor histórico e a natureza fazem da região uma das preferidas dos mineiros.

Se você busca um lote para comprar, mas não sabe como encontrar uma unidade que valha a pena, este post é para você. Mostraremos quais os detalhes aos quais você precisa ficar atento para garantir um bom negócio. Confira!

Características para observar nos lotes a venda em Itabira

Desnível

A topografia de um terreno é um dos itens mais importantes para serem observados. Antes de decidir evoluir com a negociação, observe as características do lote.

Ele pode ser plano, em aclive (quando a parte dos fundos é mais alta) ou em declive (quando o nível da fachada é mais alto). Entender os tipos de inclinações é importante porque elas são determinantes na hora de criar um projeto de construção.

O projeto ideal vai aproveitar as características naturais do lote e evitar aterros ou retirada de grande quantidade de terra, o que encarece bastante a obra.

Ainda assim, lotes com inclinações custam menos do que os de área plana, então é preciso avaliar se vale a pena. Como você provavelmente precisará de degraus para aproveitar o desenho do terreno, pensar em uma construção de um único andar pode dificultar a realização do seu sonho.

Tipo de solo

Estar atento ao tipo de solo do lote é muito importante. Afinal, é essa a característica que auxilia na escolha da fundação ideal para uma construção segura.

Para você ter certeza de onde está pisando, literalmente, o ideal é contar com a ajuda profissional da área ou com uma empresa de engenharia civil.

Basicamente, existem três tipos de solo: argiloso, arenoso e siltoso. Entretanto, é importante dizer que cada lote tem camas de solos praticamente únicas, ou seja, a análise feita a olho nu é algo superficial e não determinante.

Confira as características de cada tipo de solo:

  • argiloso: esse tipo de solo é repleto de pequenos grãos impermeáveis e de cores que se destacam. O solo costuma ser denso e difícil de dissolver. Quando está úmido, é comum observar um barro grosso e viscoso;
  • arenoso: aqui, como o nome diz, a predominância é de areia em meio a outros grãos;
  • siltoso: o último tipo básico de solo é um meio-termo entre a argila e a areia. Quando chove, a presença de barro é intensa. Em épocas mais secas, em contrapartida, é muito comum a presença de pó em excesso.

Não se esqueça de que a análise do tipo de solo só pode ser certeira quando feita por um profissional especialista.

Posição em relação ao sol​

Essa é uma das características mais importantes, principalmente após a construção. Saber de que lado o sol nasce e se põe ajuda a determinar a localização dos cômodos e a valorizar ainda mais o imóvel construído.

Procure avaliar se é possível fazer um projeto que mantenha os quartos voltados para o nascer do sol. É importante para arejar a casa, manter um ambiente saudável e ainda economizar energia elétrica.

Para saber se o cômodo ficará em um local aceitável do lote, preocupe-se em ver se a face voltada para o nascer do sol fica ao lado de um prédio alto. Isso porque, em casos como esse, você acabará com uma grande sombra no lugar de luz natural.

Localização

Tome cuidado para não observar todos os detalhes do terreno e se esquecer de algo muito importante: a região onde ele se encontra.

Procure analisar a infraestrutura do bairro e se ele oferece bons serviços públicos, como transporte, educação, saúde e pontos comerciais que facilitam a vida.

Outra característica importante é observar se o bairro é tranquilo ou mais agitado. Se você prefere regiões mais tranquilas, arborizadas e silenciosas, não vai gostar de comprar um lote cercado de bares e boates.

Não se esqueça de que bairros em desenvolvimento em regiões novas e com loteamentos recentes costumam custar muito menos e, ainda, são mais tranquilos.

O ideal, aqui, é listar suas necessidades e prioridades de moradia para ver se a região atende ao que você busca.

Se não for possível analisar tudo com suas visitas, procure conversar com vizinhos e perguntar a respeito da rotina e da dinâmica do bairro. Fale sobre segurança e sobre como é viver por lá.

Outra boa dica é visitar o terreno em horários diferentes. Isso mostrará se as ruas são iluminadas, se o bairro é seguro e se existe policiamento rondando as casas.

Zoneamento e outras limitações

O zoneamento é a divisão que os municípios fazem da cidade em áreas menores. É o que determina o que pode ser construído em cada um desses pedaços de terra.

Alguns locais permitem só residências, só imóveis comerciais ou apenas indústrias. Há, ainda, as áreas mistas. Por isso, se você pretende construir sua casa própria em lotes à venda em Itabira, fique atento a esse detalhe.

Vale ressaltar que construir em áreas proibidas acarreta grandes multas e prejuízos, além de grande tempo perdido.

Se o lote que deseja comprar estiver em um condomínio, também não deixe de checar o regulamento do empreendimento. Alguns têm limites de andares e de área construída.

Nessa etapa, é bom contar com a ajuda de um corretor de imóveis. Esse é o profissional indicado para apresentar as melhores opções em zonas residenciais e livres de incômodos.

Se houver mata nativa, atenção redobrada: alguns terrenos têm restrições e a retirada de árvores pode ser proibida. Não é preciso desistir do lote, mas faça um projeto que mantenha a natureza em harmonia com a construção.

Documentação

Se tudo o que indicamos acima já foi feito, nada de assinar o contrato de compra ainda. Antes, é muito importante ficar atento à documentação do terreno para verificar se existem pendências.

Para se certificar de que está tudo certo, peça a certidão atualizada do imóvel. O documento mostrará se a área está em situação irregular e se algo pode ser um entrave na transação financeira. Também verifique se existem ações judiciais que exigem o lote como garantia.

O ideal, portanto, é comprar lotes e terrenos por meio de imobiliárias. Uma empresa responsável se encarrega de oferecer imóveis em perfeitas condições e em situações regulares para compra e venda. Além disso, você ainda se protege de golpes e fraudes.

E agora, sente-se mais seguro para fazer um investimento e garantir um espaço para sua casa própria? Aproveite e conheça todas as opções de lotes a venda em Itabira. É só entrar em contato com a gente e ver as unidades que temos para a realização do seu sonho!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção