Vai adquirir um imóvel próprio em Itabira? Saiba como fazer um planejamento financeiro!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

A compra de um imóvel próprio em Itabira é um grande marco na vida de qualquer pessoa. 

No entanto, para que esse sonho se torne realidade, é necessário que você saiba se organizar financeiramente e coloque tudo em um planejamento eficiente. 

Afinal, a ideia é que este bem proporcione mais satisfação e qualidade de vida para você e sua família, e não um impacto negativo e sérios prejuízos, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para você botar em prática antes de investir num imóvel próprio em Itabira. Quer saber quais são? Confira abaixo!

1. Economize parte de sua renda por mês

O primeiro passo parece óbvio, mas talvez você precise de um incentivo. 

Uma vez que, para comprar um imóvel próprio em Itabira, você precise de uma boa quantia em dinheiro, a organização e a economia podem ser suas maiores aliadas no processo de planejamento financeiro.

Para isso, analise o seu orçamento. Lance seus ganhos e gastos em uma planilha e, com base nos seus cálculos, defina um percentual mínimo que possa ser poupado mensalmente.

Dessa maneira, você conseguirá acumular dinheiro sem se apertar ao longo dos meses.

Caso não consiga chegar a um valor expressivo para poupar a cada mês, tente rever seus gastos com:

  • Transporte: deixar o seu carro em casa e usar o transporte público para se locomover em dias de semana pode ser mais econômico;
  • Alimentação: evitar fast-food e pedidos por aplicativos também é uma excelente alternativa para economizar. Tente fazer uma compra que atenda às suas necessidades e passe a caprichar na cozinha;
  • Lazer: reduzir os gastos com lazer também pode ajudar. Mas lembre-se de que você apenas precisa rever os locais que você costuma ir e com que frequência para tentar manter mais dinheiro na poupança, e não simplesmente deixar de se divertir;
  • Cartão de crédito: avaliar as suas necessidades antes de efetuar qualquer compra é a peça chave para conseguir economizar. Afinal, no começo do mês seguinte sempre haverá uma fatura esperando por você.

2. Invista o dinheiro poupado

Por que não fazer o seu dinheiro trabalhar para você enquanto junta a quantia necessária para comprar o seu imóvel próprio em Itabira?

Aplique o dinheiro economizado em algum investimento financeiro que lhe ofereça ganhos estáveis e previsíveis e isso fará com que você se aproxime do valor que precisa de maneira mais rápida e segura.

3. Identifique a melhor forma de pagamento

Para comprar um imóvel próprio em Itabira, você pode contar com 3 condições de pagamento: a aquisição à vista, o financiamento e o consórcio imobiliário.

E para escolher a melhor opção, você deve analisar a sua situação financeira.

Com isso, você deve considerar que, ao adquirir uma propriedade imobiliária à vista, você evita mais uma dívida.

Porém, se você acha que a aquisição à vista possa impactar no seu orçamento, você pode optar pelo financiamento e pagar parcelas mensais por um determinado período.

Já o consórcio é ideal para caso você não esteja com tanta pressa de adquirir o seu imóvel próprio em Itabira.

Isso porque ele permite que você pague uma quantia fixa sem juros e participe de sorteios e lances de crédito. No entanto, não dá para saber quando você será contemplado.

4. Analise os gastos e despesas extras

Um bom planejamento financeiro prepara você para todos os gastos que você terá.

Afinal, além do valor de aquisição, você ainda terá de arcar com outros custos para adquirir um imóvel próprio em Itabira, como as taxas de transferência, documentação, taxas de encargos bancários e impostos, manutenção, IPTU, seguro, condomínio, entre outros. 

Portanto, revise o seu planejamento e tenha certeza de que você conseguirá se comprometer com todas essas despesas.

5. Conte com a ajuda de um profissional

O apoio de um consultor de confiança é indispensável para comprar o seu imóvel próprio em Itabira. Mesmo que o seu planejamento financeiro esteja em dia.

Afinal, ele poderá ajudar você em relação a eventuais dúvidas e propor as melhores opções e condições do mercado. Gostaria de contar com a assessoria de um especialista do setor imobiliário de Itabira? Fale com um consultor!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção